quinta-feira, 7 de abril de 2011

O desinteresse do Jovem pela política, tudo vale a pena enquanto não incomoda


A situação mundial atual é uma situação predominantemente tensa, seja no contexto social, político ou econômico. Estão todos sendo confrontados com assuntos de grande magnitude de importância e ligação com o todo. Encontramos-nos em um cenário onde a abundancia e livre acesso a informação transformaram o mundo em uma pequena comunidade. Cada cidadão tem participação intensa na realidade do outro, a milhares de quilômetros de distância. Contraditoriamente nos encontramos em um período de extrema alienação e introspecção do ser, uma época onde o individuo se sobrepõe ao todo, e ao conjunto. É nesse contexto global que se encontra o questionamento desta pesquisa, o porquê da falta de interesse do jovem pela política.
A questão do jovem varia de acordo com o local, e sua cultura, mas na atualidade algumas questões tendem a ter uma similaridade que torna possível abranger a questão de forma mundial, uma realidade da comunidade humana, e não somente uma questão brasileira. Mas em muitos momentos estaremos analisando a questão especificamente brasileira por sermos cidadãos do Brasil.
A questão do voto obrigatório no Brasil, inibe uma avaliação exata da quantidade de pessoas que estão realmente preocupadas com o direito de votar, mas a lei que permite que o jovem tenha voto opcional a partir dos 16 anos, permite especular acerca da vontade do jovem de participar do processo eleitoral. Uma pesquisa feita pelo Data Teen (Centro de pesquisas do Instituto Paulista de Adolescência) revela que apenas 19,5% dos jovens de 16 à 18 anos já tiraram o título de eleitor. Enquanto no passado se lutou para ter esse direito, o cidadão moderno não dá o mesmo valor a ele.
É importante avaliar as causas deste processo de alienação e compreender se ele restringe-se ao contexto político, ou se expande-se às causas sociais em geral. Visamos então analisar possíveis respostas do porque deste fenômeno.

Esse texto é a Introdução de uma pesquisa homônima, dos autores Guilherme Cavalcanti e Tieni Meninato, que se encaixa perfeitamente ao interesse desse blog que é de questionar o porquê de estarmos tão afastados desse cenário de fundamental importância para a sociedade em que vivemos!




4 comentários:

  1. Entrando de gaiato.Sou um octogenário e comecei a votar a partir de outubro de 1945.Confesso que durante esse tempo, só consegui me decepcionar com os políticos partidários. Cheguei a conclusão que eles, os políticos, só visam mesmo se elegerem, receberem altos salários, muita mordomia e prioridades e nada mais, Ficam se lixando para o povão que vota neles e continua sem educação, saúde, segurança, trabalho etc etc. Ultimamente só tenho votado nulo "000000".

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário! sempre bom ouvir os mais experientes, espero contar com vc sempre por aqui! e espero que juntos passamos mudar essa realidade que tanto nos envergonha.

    ResponderExcluir
  3. Ok, a mudança é difícil mas não é impossivel. Só depende, apenas, das atitudes dessa juventude pensante e inteligente.

    ResponderExcluir
  4. "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " (Paulo Freire)

    ResponderExcluir