quarta-feira, 30 de março de 2011

POLITICA E JUVENTUDE



A juventude esta no meio de um furacão chamado política, e realmente deveria esta aí nesse lugar, o jovem é a melhor representação da força de um município, por isso ele deve estar por dentro do que acontece ao seu redor, conhecer seus direitos e deveres, produzir na sociedade, nesse caso no município, o que sabemos fazer de melhor, que é a alegria, e podemos fazer isso conhecendo a política de nosso município. Não podemos aceitar que nossas idéias inteligentes, nosso jeito de ver o mundo e nossa disposição pra encarar a vida, fiquem de lado nas questões que envolvem o plano político de um município.
O que quero dizer com isso é que somos a base pra uma nova política que olhe para o futuro, não só o nosso futuro, mas que tenha compromisso, respeitando os valores, mas buscando uma sociedade diferente desse modo brasileiro de fazer política. E que isso não se feche só em nós jovens, mas que toda a comunidade esteja inserida, nossos pais e tios, nossos amigos, a mina ou o cara que estamos ficando, o vizinho, a professora e a servente e todos os outro que podemos imaginar que fazem parte da comunidade, esse ato de politizar nossas idéias é para todos.
Ate mesmo por que não temos visto isso na nossa comunidade, um jovem que fale como jovem, não vemos uma autoridade política chamar um jovem pra perguntar o que ele pensa, eles apenas impõe como deve ser, demos que dá um basta nisso e dizer que podemos pensar, podemos criar, e podemos melhorar o que já foi criado.
Portanto, cabe a nós jovens, seja em idade ou em espírito e idéia, formar um novo amanhã pra nossa comunidade, sem deixar de curtir nossa juventude, mas buscando o espaço que nos é delegado como cidadãos de direito, e é isso que temos a dá. A juventude tem que participar da vida política, valorizando seu jeito de ser, temos que acreditar na transformação dessa política para uma verdadeira política, juntar forças e ter coragem para olhar o novo como algo que pode ser pensado.

5 comentários:

  1. Ser cidadão...

    Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade. É também votar e ser votado, é ter direitos políticos.. Juventude fase do sonho, do tudo é possível, vida pela frente... ESPERANÇA!

    ResponderExcluir
  2. juventude é o momento de dá primeiros passos para a vida adulta, onde somos muitos cobrados,é nessa hora que temos de buscar nosso espaço, de dizer pra quer veio, gostei desse texto, principalmente quando ele deixa em nossas mão a oportunidade de ser o que quisermos, e que vivamos com dignidade....e comentando ao primeiro comentário, isso faz parte da essência do homem assim também é ser político, nos modo verdadeiro da palavra, e vejo que esse blog propõe isso para nós basta vc ler nas entrelinhas.. vida que segue...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, politizar e argumentar. Grato por esta iniciativa de intelectualizar o jovem munícipe com os própios direitos de cidadão. Estamos no devir e devemos a nós mesmos uma política séria e direcionada para os jovens.

    ResponderExcluir
  4. Olha só!! Concordo! Um ótimo post! É exatamente disto q precisamos... Abrir os olhos de todos para o nosso próprio potencial de mudança!
    Aguardo ansiosamente ver por aqui a abertura de fóruns sobre questões individualizadas para que possamos começar a visualizar na prática as idéias inteligentes da nossa comunidade jovem referidas no texto!

    ResponderExcluir
  5. "A Juventude não é o futuro do país, é o presente"
    Toda iniciativa para mostrar aos jovens que seu papel no mundo não deve ser só de telespectador e sim partcipante ativo da sociedade é válida! Temos o poder de revolucionar e acho que isso está meio perdido... mas sempre é tempo de fazer algo! Revolucionar não no sentido de bagunça, mas protestando nossos direitos. Os "caras-pintadas" pedindo pelas "Diretas já", Che Guevara, e tantos outros podem nos servir de exemplo de perseverança, determinação e motivação para acreditar que sempre algo pode ser feito!

    ResponderExcluir